Ecumenismo: Papa une-se a vigília internacional e apela a testemunho conjunto dos cristãos perante mundo em crise (c/vídeo)

Francisco denuncia «peste» da ganância que torna «os pobres mais pobres e os ricos mais ricos»

Roma, 22 mai 2021 (Ecclesia) – O Papa uniu-se hoje à vigília ecuménica internacional que reuniu representantes de várias Igrejas em Jerusalém, apelando ao testemunho conjunto dos cristãos perante um mundo em crise.

“Se a unidade dos cristãos no amor mútuo sempre foi necessária, hoje é mais urgente do que nunca. Vejamos o mundo: a peste, efeito não só de um vírus, mas do egoísmo e da ganância que tornam os pobres mais pobres e os ricos mais ricos”, referiu, numa mensagem em vídeo, desde Roma, na vigília da solenidade de Pentecostes.

Francisco sublinhou que o estilo de vida das sociedades modernas tem um impacto significativo sobre o meio ambiente.

“A natureza está a chegar ao limite das suas possibilidades devido à ação predatória do homem. Sim, o homem em que Deus confiou para cuidar e fazer a terra dar frutos”, advertiu.

O Papa desejou que a celebração desta noite seja “uma profética”, para que os cristãos se tornem, cada vez mais, “testemunhas do amor de Deus”.

A celebração, na igreja Anglicana de Cristo, em Jerusalém, foi organizada pelo serviço internacional do Renovamento Carismático Católic (RCC), CHARIS, através da sua comissão para a unidade dos cristãos – composta por cinco católicos e cinco membros de diferentes igrejas e comunidades.

“Como é triste quando se diz dos cristãos: ‘vejam como lutam’. O mundo hoje pode dizer sobre os cristãos ‘vejam como eles se amam?’ ou pode dizer, verdadeiramente, ‘vejam como eles se odeia’?”, questionou.

O que nos aconteceu? Pecamos contra Deus e contra os nossos irmãos. Estamos divididos, quebramos em mil bocados o que Deus fez com tanto amor, compaixão e ternura. Todos, todos, precisamos de pedir perdão ao Pai de todos e também precisamos de nos perdoarmos”.

Francisco desafiou os cristãos a deixar-se mudar pelo Espírito Santo para “mudar o mundo”.

Milhares de pessoas de mais de 100 países acompanharam a vigília desta noite, através do YouTube e Facebook.

OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top