Sociedade: Faleceu o arquiteto Luís Vassalo Rosa, responsável pelo projeto da Catedral de Bragança (c/vídeo)

Diocese transmontana manifesta «tristeza» e evoca figura ligada à história da comunidade católica local

Lisboa, 08 jun 2018 (Ecclesia) – O arquiteto Luís Vassalo Rosa, de 83 anos, faleceu esta quinta-feira, em Lisboa, informou a Ordem dos Arquitetos, onde ocupou o cargo de provedor.

Vassalo Rosa foi o arquiteto responsável pelo projeto e obra da Catedral de Bragança.

A Diocese de Bragança-Miranda “recebeu com tristeza a notícia do falecimento” de Vassalo Rosa, evocando a homenagem pública prestada ao arquiteto, a 25 de março de 2017.

Vassalo Rosa referiu-se então à Catedral como “um corpo vivo que acolhe e se enriquece com os contributos que sinalizam o tempo da sua renovação, segura na memória da sua vida, confiante na modernidade que antecipa o futuro do caminho a percorrer”.

“Dando graças a Deus pelo dom da sua vida, a Diocese apresenta à sua esposa e família as mais sinceras condolências. Rezamos ao Senhor e fonte da Vida que o acolha no Reino da Luz e da Paz”, assinala um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Este sábado, vai ser celebrada uma Eucaristia em sua memória, às 18h00, na igreja da antiga Sé, em Bragança.

Vassalo Rosa ofereceu à Diocese, na pessoa do seu bispo, o espólio de todo o processo do desenho e construção da Catedral.

As celebrações das exéquias estão marcadas para a igreja do Santo Condestável, em Lisboa.

A catedral de Bragança foi dedicada a 7 de outubro de 2001, depois de um processo iniciado nos anos 60 do século XX, através do Movimento de Renovação da Arte Religiosa.

Entre 11 projetos admitidos, em 1963, foi escolhido um elaborado por uma equipa constituída pelos arquitetos Luís Gonçalo Vassalo Rosa e Francisco Figueira, pelo escultor António Alfredo, pelo engenheiro Eduardo Zúquete e ainda pelo então padre Albino Cleto, como consultor litúrgico.

A edificação da catedral só iria ganhar forma em 1982, com o lançamento da primeira pedra, e em 1988, com o início oficial das obras, depois de mais uma série de adiamentos, relacionados sobretudo com a configuração e a estrutura do projeto.

LFS/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top