07/03/2013 11h43 - Atualizado em 07/03/2013 11h43

Cardeais enviam telegrama pela morte de Hugo Chávez

Angelo Sodano leu telegrama enviado em nome do Colégio Cardinalício.
Arcebispo de Caracas, Jorge Savino, diz que vai celebrar 'missa solene'.

Da France Presse

O cardeal Angelo Sodano leu nesta quinta-feira (7) no Vaticano o texto do telegrama enviado em nome do Colégio Cardinalício às autoridades da Venezuela após a morte do presidente Hugo Chávez, informou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

"É habitual que o Papa envie um telegrama no caso de morte de um chefe de Estado. Mas, como nos encontramos em 'sede vacante', foi enviado por Sodano, decano dos cardeais", explicou o religioso. O texto do telegrama não foi divulgado à imprensa.

O cardeal Angelo Sodano chega nesta terça-feira (5) para a terceira congregação no Vaticano (Foto: AFP)O cardeal Angelo Sodano no Vaticano (Foto: AFP)

O cardeal Jorge Urosa Savino, arcebispo de Caracas, anunciou na quarta-feira (6) que celebrará uma "missa solene" em homenagem a Chávez em Roma, onde está para participar do conclave que deve escolher o novo Papa.

O cardeal venezuelano também enviou uma mensagem de pêsames aos familiares do falecido presidente e pediu aos venezuelanos que respeitem "os mecanismos previstos na Constituição" e promovam "a calma e a harmonia da população".

O corpo de Chávez está desde quarta-feira à noite na Academia Militar de Caracas, onde a população se despedirá do presidente falecido. O funeral de Estado acontecerá na sexta-feira, na presença de vários chefes de Estado.

Chávez, que sempre teve relações de atrito com a Igreja católica venezuelana, faleceu na terça-feira aos 58 anos vítima de câncer.

 

veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de